02/10/2010

UM NOME IDEAL PARA O ARQUIVO MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Campos terá a oportunidade de prestar uma justíssima homenagem a quem viveu, boa parte de sua vida, homenageando nossa gente, nossos heróis e personalidades diversas. Refiro-me ao escritor, historiador e memorialista Waldir de Carvalho, pioneiro na criação da radio-novela, em Campos e região, nos anos 60 e um dos maiores guardiões de nossa história.
Entre suas obras mais marcantes, estão as edições de Gente que é nome de rua, um livro indispensável a quem quiser conhecer as personalidades que emprestam seus nomes às ruas e logradouros de Campos. São publicações indispensáveis a pesquisadores, estudantes e demais curiosos. Documento que identifica para gerações futuras, as celebridades que marcaram época, em nossa terra e que com seus exemplos, acabaram reconhecidos e imortalizados.

Pela sua trajetória singular, Waldir de Carvalho merece ter o seu nome gravado na memória de Campos. Escritor de raro talento, verdadeiro artesão da palavra, tinha a disciplina do operário das letras. Waldir de carvalho surgiu no movimento artístico de Campos, como autor do gênero rádionovela. Eram de sua autoria os principais textos encenados pelos atores, na pioneira Rádio Cultura de Campos, na década de 60. Os dramas, encenados nos estúdios da velha Rádio, mobilizavam as atenções de milhares de campistas e encantavam as multidões. Esse acervo, de propriedade de sua família, precisa ser disponibilizado para a sociedade, já que, embora ficcional, os textos traçam o retrato de Campos nas décadas de 50 e 60.

O escritor Waldir de Carvalho emocionou platéias inteiras com as tramas que inventava e todas as suas criações eram ambientadas na nossa planície querida, seu berço natal. Waldir de Carvalho seguia a máxima do escritor colombiano, Gabriel Garcia Marques, que disse, certa vez, “se queres ser universal, então canta a tua aldeia”. Waldir cantou, como poucos, a nossa aldeia goitacá.

Por isso e por muito mais, apresentei um projeto de lei que dá ao Arquivo Publico Municipal o nome de Waldir de Carvalho. Nada mais apropriado do que o Centro de Preservação de nossa memória, levar o nome do nosso maior memorialista. Na justificativa do projeto, anexei a biografia de Waldir de Carvalho e a simples leitura reforça a tese que defendo. O projeto é justo e visa devolver ao escritor Waldir de Carvalho, a devoção que marcou sua vida de escritor, na defesa e na preservação de nossa história. E não há dúvida, a história gloriosa de Campos, é seu maior patrimônio.

A minha indicação do nome do escritor Waldir de Carvalho para o Arquivo Público Municipal, além de suas inúmeras virtudes, se fundamenta ainda no fato do Arquivo ter sido criado na gestão do então Prefeito Arnaldo Vianna, gestor que entendeu a necessidade de um Município como Campos, preservar seu passado e com esse gesto, nortear o desenvolvimento do futuro.



Ilsan Viana - Vereadora

Artigo publicado no jornal Folha da Manhã 02/10/2010

Um comentário:

walnize carvalho disse...

Agradeço ,em nome de minha família, a lembrança da homenagem.
Que seus pares aprovem o seu projeto apresentado.
Walnize Carvalho