13/04/2010

Primeiro Pronunciamento na Câmara

Excelentíssimo senhor presidente, demais vereadoras e vereadores, excelentíssimos, representantes do povo, neste momento aqui representado por todos que compõem o plenário desta Casa, bom dia!
Nesta minha primeira participação nesta Casa de Leis, quero agradecer a Deus, a minha família, amigos, eleitores, companheiros partidários e também de outros partidos, aos vereadores que se posicionaram ao meu lado em diversos momentos.
Quero reafirmar meu compromisso com a ética, com as leis de Deus, com o regimento interno desta Casa, com a Lei Orgânica, com a Constituição Federal e principalmente com o povo de Campos que me deu esta vitória.
Agradeço ainda a Justiça Brasileira, pois através dela no TSE, vimos que podemos acreditar na Justiça séria, agindo sempre à luz do bom direito.
Experimentei todas as angústias de quem vence e não é reconhecida como espera ser, como merece ser. Estou absolutamente tranqüila que “travei o bom combate”, lutei de forma limpa e transparente como determina a lei eleitoral. Tanto é assim que estou aqui, hoje, pronta para mais uma etapa da saudável luta política, agora no parlamento municipal.
Pior do que me consolar por conta dos descaminhos da política que insistiam em desconsiderar a força e a soberania do voto popular, de milhares de votos, era ter que explicar para homens e mulheres que saíram de suas casas para me dar uma missão, que a Justiça se faria mais cedo ou mais tarde.
Ao assumir esta cadeira na Câmara, represento não apenas as mais de sete mil pessoas que votaram em mim. Estou aqui por todas as pessoas que acreditam na política como uma forma de mudar as pessoas e, consequentemente, o mundo. Quero deixar claro que a minha maior luta no legislativo será por investimentos nas pessoas. Não com programas populistas que tratam os cidadãos como reféns, mas sim cobrando do governo ações que libertam e dão dignidade.
Tenho certeza de que terei ao meu lado nesta luta o deputado federal Arnaldo Vianna, o governador Sérgio Cabral Filho e a equipe do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobretudo o ministro do Trabalho Carlos Lupi, um companheiro de partido e de antigas batalhas.
Não podemos ter um povo dependente. Durante meu mandato estarei aqui defendendo uma política libertadora, com investimentos em educação, saúde, qualificação da mão-de-obra e projetos que diversifiquem a nossa economia.
Meu posicionamento será sempre a vontade do povo!
Vereador é quem abre veredas, caminhos por onde o povo deve caminhar seguro.
Hoje, estou, aqui, no plenário desta Casa de Leis, consciente que minha missão é exatamente essa: abrir com meu jeito de caminhar o caminho para os que virão depois de mim.
Minha conduta será balizada pela bússola que me orienta e sempre há de me orientar: a sagrada vontade popular. Irei para onde o povo apontar, mas assim como ensinou o poeta lusitano José Régio, sei por onde não vou.
Não vou pelo caminho das facilidades fúteis, pela sedução dos interesses inconfessáveis, pelo trajeto do vôo cego das mariposas que correm atrás das luzes do Poder. Sei que por aí não vou!
O que posso garantir é que Campos dos Goytacazes terá em mim uma vereadora decidida a doar o que tem de melhor, por um Município mais justo, com oportunidades para todos. Minha trajetória será guiada pela crença que tenho em Deus e na Justiça e pela ética que aprendi em casa, com a lição diária de meus pais.
Serei também, uma fiel defensora dos ideais do meu Partido, o PDT.Meu compromisso com o Partido que me elegeu vai além da legislação que exige fidelidade partidária, é sobretudo um compromisso com minha consciência, com os meus ideais.
Inicio este novo desafio em minha vida guiando- me em duas citações , a primeira vem do meu lado religioso nas palavras de São Francisco de Assis: “Comece por fazer o necessário, depois o que é possível e de repente estaremos fazendo o impossível”.
A segunda, de minha veia política ; é uma parábola que Leonel Brizola, o eterno líder do PDT, meu Partido, sempre citava: “A mim nada compromete! Sou planta do deserto, quando a seca é forte, me alimento com uma gota de orvalho!”

Muito Obrigada!

4 comentários:

Arnaldo Vianna disse...

parabens pelo blog, mas principalmente por sua atuação na camara, um beijo no coração, saudações pedetistas

Ilsan Viana dos Santos disse...

Obrigada Arnaldo!
Minha atuação é resultado do aprendizado constante com você. Peço a Deus que ele nos dê sempre muita saúde para continuarmos firmes em nossa luta, por uma sociedade mais justa.
Um beijo noseu coração também, saudações pedetistas.

Leonor Brasileiro disse...

Vocês dois se completam na Política.
Que o Caio (caso queira) siga os passos dos pais, pois exemplo ele tem dentro do seu DNA !!!
Beijo nos corações dos dois.
Leonor Pinto

Unknown disse...

parabens ilsan pela atuação na camara e de pessoas como vc que precisamos na politica,bjss no coração