06/05/2010

Governo do Estado Apresenta Plano de Desenvolvimento Sustentável e Discute Futuro do Norte Fluminense

Quero parabenizar a Firjan e ao Governador Sérgio Cabral, pelo importante evento que está acontecendo hoje em Campos no auditório do SESI e que está mobilizando a sociedade civil organizada. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno(foto) abriu o evento que reúne ainda prefeitos, secretários municipais e empresários da Região.
Realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Encontro Regional do Norte Fluminense objetiva apresentação de propostas para promover o desenvolvimento econômico incluindo a primeira fase do Plano de Desenvolvimento Sustentável para as Regiões Norte e Noroeste Fluminense.
Os participantes estão tendo acesso direto a produtos e serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de suas empresas vinculadas - Junta Comercial, Investe Rio, Codin, DRM e Ipem. Prefeitos, secretários municipais, assessores e gestores públicos, empresários, empreendedores e demais lideranças presentes poderão contar com consultoria para atração de investimentos, metodologia para formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e condomínios industriais, além de financiamentos com juros a partir de 2% ao ano, entre outros.
O Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Norte e Noroeste Fluminense é resultado do Projeto de Planejamento Estratégico, desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento de Macaé e Região (Prodesmar), com objetivo de promover a qualidade de vida da população
das cidades que compõem a Bacia de Campos. Fruto da parceria entre Governo do Estado, Petrobras e prefeituras de 21 municípios, com apoio da Firjan e do Sebrae/RJ, o plano é coordenado pelo Consórcio Rionor, vencedor da licitação, e tem como meta a criação de uma carteira de projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável de longo prazo das duas regiões.
Fazem parte do projeto pela Região Norte os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra e pela Região Noroeste os municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá.

Nenhum comentário: