29/05/2010

A Missão do Vereador

Um Poder Legislativo forte e realmente independente é pré- requisito para a verdadeira democracia, sem isso, ela é deficiente. Apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade no país. Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo e cabe à população, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação.
Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar Acredito que só trabalhando desta forma estaremos trabalhando na construção de uma sociedade verdadeiramente livre .Tenho pautado minha atuação parlamentar na independência. Não só na apuração de denúncia e fiscalização, mas, sobretudo na realização de ações amparadas por decisões
técnicas que venham trazer benefícios para a população ou impedir que a mesma seja prejudicada.
Lamentavelmente pela estrutura social brasileira, ao vereador ainda é sempre cobrada à função de "assistente social”. Isso vem de longe. São os costumes “coronelísticos” que persistem como herança política da República Velha. Romper com esta estrutura demanda tempo, mas é tarefa que não podemos prescindir.Reafirmo que a minha maior luta no legislativo é por investimentos nas pessoas. Não com programas populistas que tratam os cidadãos como reféns, mas sim cobrando do governo ações que libertam e dão dignidade.
Na última semana foi votada na Câmara uma emenda a um projeto do Executivo que alterava a composição do Conselho Municipal de Habitação. Ao receber o projeto na Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final observei que haveria redução da participação da sociedade civil, bem como a paridade não seria respeitada. Alertei aos demais membros da Comissão, fiz um estudo sobre a composição dos demais Conselhos no país e também sobre e do Conselho Nacional de Habitação e asseguramos que nosso município não só desse voz a sociedade civil como também se credenciasse a receber recursos do Governo Federal para construção de moradias de interesse social.
Assim tenho pautado meu mandato, Minha conduta é balizada pela bússola que me orienta e sempre há de me orientar: a sagrada vontade popular, consciente que minha missão é exatamente essa: abrir com meu jeito de caminhar o caminho para os que virão depois de mim. Irei para onde o povo apontar, mas assim como ensinou o poeta lusitano José Régio, sei por onde não vou.Não vou pelo caminho das facilidades fúteis, pela sedução dos interesses inconfessáveis, pelo trajeto do vôo cego das mariposas que correm atrás das luzes do Poder. Sei que por aí não vou

Ilsan Viana é vereadora pelo PDT

Artigo publicado na edição deste sábado 29/05/10
No Jornal Folha da Manã

Nenhum comentário: