13/05/2010

Pré-Sal

Anunciado ontem pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) mais uma descoberta no Pré-sal de um reservatório de óleo e gás na bacia de Santos. A descoberta, Franco, tem uma reserva potencial de 4,5 bilhões de barris.
As reservas potenciais do Pré-Sal anunciada pela ANP e Petrobras até o momento totalizam uma quantidade de 15,1 bilhões de barris em um cenário negativo e 20,5 bilhões em um cenário positivo.
De acordo com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabriel li, os investimentos da companhia nos próximos cinco anos estão orçados em US$ 200 bilhões a US$ 220 bilhões.
Mais uma vez pergunto pela contrapartida da Petrobras para com nossa região, principalmente o município de Campos dos Goytacazes que carece do pagamento de uma dívida da empresa em instalar em nossa região um empreendimento de grande porte. Essa quantidade de recursos anunciados para P&D, produção e exploração é fabulosa e nunca visto na historia do negócio petróleo no Brasil. O que questiono é onde estão os recursos para valorização do homem, capacitação, meio ambiente, segurança, saúde e projetos de sustentabilidade regionais para quando o petróleo acabar.
Um dado para reflexão: com a atual reserva positiva do Pré-sal de 20,5 bilhões de barris e com uma produção atual de 2,1 milhões de bpd se essa produção fosse mantida teríamos petróleo para mais 28 anos com apenas quatro áreas anunciadas.

Nenhum comentário: