17/07/2010

AS LIÇÕES DO SERVIDOR PÚBLICO DE CAMPOS

A nossa cidade tem suportado, nos últimos tempos, uma instabilidade político-administrativa, como nunca vista antes. Essa situação levou Campos a amargar prejuízos de toda ordem. Quanto aos danos sociais e financeiros decorrentes desse caos político, todos sabem, sobejamente. Várias vezes, a roda da economia parou e a sociedade enfrentou dificuldades imensas. Mas há alguns aspectos que, no entanto, têm passado quase despercebidos nesses episódios: a firmeza e o alto grau de compromisso ético do servidor público municipal.
Enquanto a elite política se debate em problemas de toda a ordem e se reveza no Poder, o servidor público mantêm-se íntegro e pronto a desempenhar suas funções com dignidade e presteza. Fica evidente que o nosso funcionalismo tem a exata noção de seu papel institucional, sabe que é funcionário pago pelo imposto público e, portanto, tem na população seu verdadeiro e legítimo patrão. No meio das crises sucessivas, o servidor de Campos permanece atuante e responsável.
Isso explica, por exemplo, o fato da administração não ter sofrido descontinuidade na maioria das áreas. Isso explica a permanência dos serviços básicos prestados na ponta do sistema, independente dos problemas da gestão administrativa. Muitas vezes, pode faltar o remédio, resultado da falta de zelo do governante, mas, mesmo nessa circunstância, o funcionário do Posto Médico está no seu local de trabalho, tentando minimizar o problema. Da mesma forma, a merenda oferecida na escola pode não ser a ideal, mas a servidora que prepara a comida, o faz sempre com amor e responsabilidade social.
Por tudo isso, considero indispensável destacar a figura do servidor público municipal. Não é justo confundi-lo com personagens que contribuíram para a desordem político-administrativa de Campos. Seja, funcionário efetivo e concursado, seja prestador de serviço, ambos, cumprem com suas obrigações, de forma exemplar. Poderia enumerar aqui, uma enorme quantidade de exemplos, mas não haveria espaço nesse breve artigo.
Julgo necessário reconhecer, historicamente, e destacar o papel dessa classe tão importante. Tornar pública minha admiração e meu respeito por esse conjunto de trabalhadores que não se deixa contagiar pelas adversidades e seja em que situação for, não permite que a população se sinta sozinha e desassistida. Que o Poder político busque sempre inspiração na abnegação e no idealismo do servidor público municipal de Campos.

Ilsan Viana – Vereadora PDT
Artigo publicado na edição deste sábado- 17/07/2010
No Jornal Folha da Manhã

Nenhum comentário: