18/12/2010

A CAIXA PRETA DO FUNDEB

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, protocolei, na mesa diretora, um requerimento de informações ao prefeito de plantão, cobrando transparência na aplicação dos recursos do Fundeb repassados pelo Governo Federal. É de lei que 60 por cento do valor total do repasse sejam usados para complementação salarial dos professores da rede e que essa destinação do dinheiro seja explicitada no contracheque dos profissionais da Educação. Providência que vem sendo cumprida pela maioria das prefeituras da região. Em Campos, no entanto, o governo municipal descumpre a norma legal e não dá a menor satisfação à sociedade.

Por conta dessa postura nebulosa e autoritária da Secretaria de Educação, o Sepe – Sindicato dos profissionais da Educação – no Município, já moveu diversas ações judiciais, recorreu ao Ministério Público e promoveu manifestações públicas. Os professores querem que seu direito seja respeitado e que o que está garantido no texto da lei seja seguido à risca. É bom ressaltar que todas as possibilidades de entendimento foram esgotadas, no sentido de obter do governo uma resposta satisfatória à esse questionamento. Esse comportamento da Secretaria de Educação, essa resistência em cumprir a lei, causa uma sensação de desconfiança em todos. Por que o governo municipal não revela o destino verdadeiro dos recursos do Fundeb? Do que tem medo?

Ora, se as autoridades da Educação pública municipal fogem do debate democrático e necessário com a opinião pública, é indispensável recorrer ao Poder Legislativo, a quem cabe a rigorosa fiscalização dos atos do executivo. Nesse sentido, encaminhei o requerimento de informações. Em nome dos trabalhadores da Educação Municipal, quero saber quanto foi repassado este ano, pelo Fundeb? Onde o dinheiro foi efetivamente aplicado? Por que não consta a aplicação nos contracheques dos professores, como determina a legislação e se a senhora secretária de Educação é a gestora dos recursos do Fundo.

Espero que a bancada governista entenda a importância da democratização dessa informações e vote favoravelmente ao requerimento, mas desde já, conclamo aos professores e demais profissionais da Educação que compareçam à sessão, quando o requerimento estiver em pauta. É fundamental que todos estejam no plenário para conhecer de perto os compromissos de cada vereador com a causa verdadeira da boa Educação. Será a presença física dos professores na Câmara que dará o tom da votação do requerimento.

Ainda agora, o governo mandou à Câmara, uma emenda modificativa para corrigir o que considerava erro material do texto do convênio com o Fundeb, com efeito retroativo ao início deste ano. Achei estranho e solicitei que qualquer votação sobre esta matéria seja precedida das informações que o governo tem sonegado e que a sociedade tem o direito de saber.



Ilsan Viana - Vereadora

Artigo publicado na edição de 18/12/2010
no jornal Folha da Manhã

Nenhum comentário: