03/01/2011

Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho

A prefeita Rosinha Garotinho sancionou a  Lei nº 8.203, de 28 de dezembro de 2010 de minha autoria e que denomina Waldir Carvalho o nosso Arquivo Público Municipal.
Campos  presta uma justíssima homenagem a quem viveu, boa parte de sua vida, homenageando nossa gente, nossos heróis e personalidades diversas.Escritor, historiador e memorialista Waldir de Carvalho foi pioneiro na criação da radio-novela, em Campos e região, nos anos 60 e um dos maiores guardiões de nossa história.
Entre suas obras mais marcantes, estão as edições de Gente que é nome de rua, um livro indispensável a quem quiser conhecer as personalidades que emprestam seus nomes às ruas e logradouros de Campos. São publicações indispensáveis a pesquisadores, estudantes e demais curiosos. Documento que identifica para gerações futuras, as celebridades que marcaram época, em nossa terra e que com seus exemplos, acabaram reconhecidos e imortalizados.
Pela sua trajetória singular, Waldir de Carvalho merece ter o seu nome gravado na memória de Campos. Escritor de raro talento, verdadeiro artesão da palavra, tinha a disciplina do operário das letras. Waldir de Carvalho surgiu no movimento artístico de Campos, como autor do gênero rádionovela. Eram de sua autoria os principais textos encenados pelos atores, na pioneira Rádio Cultura de Campos, na década de 60. Os dramas, encenados nos estúdios da velha Rádio, mobilizavam as atenções de milhares de campistas e encantavam as multidões. Esse acervo, de propriedade de sua família, precisa ser disponibilizado para a sociedade, já que, embora ficcional, os textos traçam o retrato de Campos nas décadas de 50 e 60.
O escritor Waldir de Carvalho emocionou platéias inteiras com as tramas que inventava e todas as suas criações eram ambientadas na nossa planície querida, seu berço natal. Waldir de Carvalho seguia a máxima do escritor colombiano, Gabriel Garcia Marques, que disse, certa vez, “se queres ser universal, então canta a tua aldeia”. Waldir cantou, como poucos, a nossa aldeia goitacá.


Lei nº 8.203, de 28 de dezembro de 2010.
Denomina Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho.


A CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:


Art. 1º - Denomina Waldir Pinto de Carvalho o Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes.


Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, 28 de
dezembro de 2010.
Rosinha Garotinho
- Prefeita -

Um comentário:

walnize carvalho disse...

Cara Ilsan,
Em nome de minha família agradeço ao seu olhar sobre a obra literária e ,consequentemente,sua homenagem ao memoralista e homem simples: meu pai.
Walnize Carvalho