Diversas famílias contempladas com residências do programa Morar Feliz na localidade da Tapera, em Campos, deixaram para trás as áreas de risco, mas hoje enfrentam outro problema: a falta de abastecimento de água. Segundo moradores, há cerca de um mês a água não chega às torneiras, comprometendo a higiene e preparo de alimentos. Os imóveis foram entregues em fevereiro deste ano.A família de Eva Maria Moço, 48 anos, moradora da rua 12 , é uma das prejudicadas. Segundo Eva, a falta de água é um problema que enfrenta desde que se mudou, mas, no último mês, a situação piorou.
— Tem dia que chega a cair água no hidrômetro, mas sem força para chegar à caixa. Há três semanas não sei o que é água no chuveiro. Uso baldes para limpar a casa e cozinhar. A casa é ótima, mas sem água fica complicado viver — disse Eva, que tem três filhos.
Para minimizar o problema, alguns moradores improvisaram a instalação de uma torneira e de bombas junto aos hidrômetros. “Nem todos têm condições de comprar uma bomba. Eu tive que colocar uma torneira”, relatou Carlos Alberto da Silva, 50 anos.
Na rua 5 não é diferente. João Carlos Medeiros disse que já recorreu à Prefeitura, mas nada foi feito. Segundo ele, em sua casa a água não chega nem no hidrômetro. “Desde que saí de Ururaí, estou nesse perrengue. O pouco de água que cai na casa da frente, a vizinha divide comigo”, disse.
Quem pôde ver de perto o drama dos moradores do conjunto habitacional da Tapera foi o arquiteto e integrante da Comissão de Entidades Civis da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) Renato Siqueira. “Pedimos providências às autoridades competentes, pois a falta de água compromete, entre tantas coisas, a alimentação e higiene dessas pessoas”, ressaltou.
A equipe de reportagem da Folha da Manhã tentou falar com a concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo abastecimento, e com a Prefeitura, mas, em razão do feriado, não foi possível.
Matéria publicada na Folha da Manhã - 25/04/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário