25/04/2011

Dá para “Morar Feliz” sem água?

Diversas famílias contempladas com residências do programa Morar Feliz na localidade da Tapera, em Campos, deixaram para trás as áreas de risco, mas hoje enfrentam outro problema: a falta de abastecimento de água. Segundo moradores, há cerca de um mês a água não chega às torneiras, comprometendo a higiene e preparo de alimentos. Os imóveis foram entregues em fevereiro deste ano.A família de Eva Maria Moço, 48 anos, moradora da rua 12 , é uma das prejudicadas. Segundo Eva, a falta de água é um problema que enfrenta desde que se mudou, mas, no último mês, a situação piorou.


— Tem dia que chega a cair água no hidrômetro, mas sem força para chegar à caixa. Há três semanas não sei o que é água no chuveiro. Uso baldes para limpar a casa e cozinhar. A casa é ótima, mas sem água fica complicado viver — disse Eva, que tem três filhos.

Para minimizar o problema, alguns moradores improvisaram a instalação de uma torneira e de bombas junto aos hidrômetros. “Nem todos têm condições de comprar uma bomba. Eu tive que colocar uma torneira”, relatou Carlos Alberto da Silva, 50 anos.

Na rua 5 não é diferente. João Carlos Medeiros disse que já recorreu à Prefeitura, mas nada foi feito. Segundo ele, em sua casa a água não chega nem no hidrômetro. “Desde que saí de Ururaí, estou nesse perrengue. O pouco de água que cai na casa da frente, a vizinha divide comigo”, disse.

Quem pôde ver de perto o drama dos moradores do conjunto habitacional da Tapera foi o arquiteto e integrante da Comissão de Entidades Civis da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) Renato Siqueira. “Pedimos providências às autoridades competentes, pois a falta de água compromete, entre tantas coisas, a alimentação e higiene dessas pessoas”, ressaltou.

A equipe de reportagem da Folha da Manhã tentou falar com a concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo abastecimento, e com a Prefeitura, mas, em razão do feriado, não foi possível.

Matéria publicada na Folha da Manhã - 25/04/11

Nenhum comentário: