13/06/2011

O VALÃO E O IMPROVISO OFICIAL

A Prefeitura de Campos comete em pleno coração da cidade, à luz do dia, um verdadeiro atentando contra a inteligência alheia, o bom senso e o dinheiro público. Só assim é possível qualificar a obra de maquiagem de um trecho urbano do canal Campos-Macaé, onde a administração já gastou boa parte do total dos 18 milhões de reais licitados e mais cerca de 3 milhões de reais em termos aditivos, que perfazem a quantia de 21 milhões de reais aproximadamente, uma mega sena acumulada. Tudo isso para concretar as laterais do valão e promover uma discutível urbanização do entorno do canal, sem qualquer intervenção no leito, que continua infecto.
Pois bem, a decisão do governo de intervir nas margens, sem promover a recuperação do canal, que foi concebido no meado do século XIX, como uma hidrovia para transporte e escoamento da produção regional, é, por si só, um absurdo. Mas o descalabro não para por aí. A obra se arrasta à passos de cágado, com visível prejuízo do trânsito naquela área, onde estão um Hospital importante, clínicas médicas particulares, a rodoviária central da cidade e o mercado municipal, sem contar inúmeras empresas de comércio variado. A prefeitura, ao que parece, não tem prazo para entrega da obra pronta e nem se pronuncia à respeito. A postura municipal é arrogante, como de costume.
Qualquer vistoria superficial do canteiro de obras vai revelar que há ali muita coisa a ser feita e o que está adiantado, no trecho da confluência com a Formosa, revela-se muito aquém da expectativa. Foram construídos uma mureta e calçadas laterais, sem previsão de ciclovia, como chegou a ser aventado. É uma obra de fachada, bem ao gosto da política eleitoreira que tomou de assalto o governo. Obra que não se justifica por sua absoluta inutilidade. O razoável no caso, seria, primeiro providenciar, a parttir de estudos técnicos e ambientais, um manejo da comporta que liga o canal ao rio Paraíba do Sul, depois a recuperação do leito, com a identificação dos vazadouros poluentes e um trabalho eficaz de controle do canal.
Aí sim, vencido o grande desafio de despoluí-lo, cuidar do seu paisagismo, guardando as características naturais da área. A obra, tal como se apresenta, revela a natureza dos gestores atuais: improviso e a busca de resultados imediatos, com intenções eleitoreiras. Campos não merece isso.

Ilsan Viana – Vereadora PDT
 
Artigo publicado no Jornal Folha da Manhã neste domingo - 12/06/11

Nenhum comentário: