13/03/2012

10 anos do Isecensa


 Dedico o meu artigo de hoje para dar os parabéns pelos 10 anos dos Institutos Superiores de Ensino Censa (Isecensa), que é referência regional e fruto de um belíssimo trabalho da Irmã Suraya Benjamin Chaloub. Ao refletir sobre o Isecensa, me lembrei do autor da pedagogia do oprimido, Paulo Freire, que foi um dos mais importantes educadores brasileiros. Ele dizia que “não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”.
Na última semana, ao participar da missa em comemoração pelos 10 anos dos Institutos Superiores de Ensino Censa (Isecensa), que contou com a presença de mais de 600 pessoas, me lembrei de Freire. Durante uma década o Isecensa, que em breve contará com cursos de Direito e Engenharia Civil, vem contribuindo diretamente na formação de profissionais capacitados para enfrentar um novo momento regional. E citei Freire porque vejo em todos os profissionais que atuam no Isecensa a consciência de que a melhor forma de mudar o mundo é através da educação, ensinando que a leitura do mundo é tão importante quanto a leitura das palavras.
Em Campos, se por um lado temos o bom exemplo do Isecensa, por outro constatamos a falta de competência da Prefeitura para investir em ações que pensem mais nas próximas gerações e menos nas próximas eleições. Falta aos atuais gestores a sensibilidade necessária para investir mais no crescimento das pessoas e menos em ações assistencialistas. É bom lembra que existe uma correlação entre o nível educacional de uma população e o crescimento de um local. Atualmente, quase todas as tarefas profissionais envolvem, em algum grau, trabalho intelectual. Assim, quanto mais escolarizado o trabalhador, maior a facilidade para absorção de novas tecnologias, que são a base do crescimento econômico. Uma população escolarizada pode exercer plenamente os seus direitos políticos e de cidadania. Estudos comprovam que a escolarização também reduz os indicadores de criminalidade: a conclusão do ensino médio diminui significativamente a probabilidade de o jovem cometer crime contra as pessoas e o patrimônio.
Mas felizmente, se alguns não compreendem isso, outros não só entendem como trabalham nessa transformação do mundo. E uma frase citada pela Diretora Geral do Isecensa, Irmã Suraya, resume muito bem a importância da Educação: “Um povo educado é fácil de governar, difícil de manipular e impossível de escravizar”.  
 
Ilsan Viana — Vereadora do PDT 
 
Artigo publicado no último sábado pela Folha da Manhã

Nenhum comentário: