Quando me posicionei contrária a suplementação orçamentária solicitada pela Prefeitura de Campos para realização de obras de duplicação da BR101, deixei claro que não sou contra a obra e sim cobrei o cumprimento da legislação.
Agora à noite lendo o blog do Jornalista Ricardo André, leia clicando (aqui ) me sinto no dever de prestar mais alguns esclarecimentos. A Lei 8666, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública é clara:
Art. 7o As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:
I - projeto básico;
II - projeto executivo;
III - execução das obras e serviços.
§ 1o A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.
§ 2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:
I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;
II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;
III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;
IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.
Mesmo assim a foi publicado o aviso de licitação. O que é isso ?
Tenho ou não motivos para questionamentos? Reafirmo que precisamos adotar medidas para coibir tais abusos.
Tenho ou não motivos para questionamentos? Reafirmo que precisamos adotar medidas para coibir tais abusos.
Um comentário:
A Senhora e a Cidade toda tem.
Mas, infelizmente, Campos parece ser uma Cidade sem Lei.
Haja vista esse grupo que aí está, ele ainda não sabe, ou não aprendeu, o que é isso.
Até qdº????
Postar um comentário