26/06/2010

Gigante adormecido

Quando vamos entender que temos infra-estruturas básicas e que logisticamente estamos mais privilegiados do que qualquer outra região do nosso Estado? Em Campos, temos o aeroporto Bartolomeu Lisandro, localizado à margem da BR-101 com condições de oferecer operações aeroviárias que não ficarão devendo nada aos grandes centros.
Porém, atualmente, o aeroporto de Cabo Frio oferece mais serviços aos setores petroquímicos e turísticos do que o aeroporto de Campos. É bom lembrar que já perdemos embarques de funcionários que prestam serviços à Petrobras do heliponto do Farol para operações de Cabo Frio. Somos sabedores de que qualquer plataforma localizada na Bacia de Campos é bem mais próxima de Campos do que de outro município.
Nossa realidade atual, com os investimentos como o Complexo do Açu, Complexo de Barra do Furado, Pré-sal e empresas do Fundecam nos demandará alta tecnologia de modais logísticos capazes de escoar nossa produção e atender aos fluxos de negócios globalizados nunca vistos antes em nosso país. Vamos ter que estar conectados aos grandes centros de negócios como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Houston, Miami, entre outros.
Precisamos não só lutar pela operacionalização do nosso aeroporto, mas colocá-lo nos mais modernos conceitos de gestão empresarial como o de Aeroporto Indústria, que em uma só estrutura abrigaria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Estação Aduaneira, Incubadoras de Empresas, Parque Tecnológico e Condomínios Industriais. Todas essas ações facilitariam a maior velocidade de integração entre os atores do desenvolvimento. Há a necessidade da criação de oportunidades para que mais esse empreendimento subutilizado de nossa cidade passe a dar sua colaboração no crescimento que regionalmente necessitamos.
No início do ano passado, a Infraero afirmou que havia chegado o momento da revitalização do nosso aeroporto. Na ocasião, o presidente da Infraero esteve em Campos ao lado de representantes da Prefeitura e disse que a Bacia de Campos era um fator que iria levar a empresa a se aproximar do município. O fato é que em Macaé, Cabo Frio e Vitória ,os investimentos e as parcerias já chegaram. Por aqui, continuamos na pista aguardando a decolagem.

Artigo publicado na edição deste sábado
26/07/2010 no Jornal Folha da Manhã

Nenhum comentário: