23/10/2010

QUEM TEM MEDO DO FUTURO?

Campos vive um momento especial de sua história. Estamos em plena transição de um município de porte médio para uma metrópole. E a mudança tem sido muito mais rápida do que a capacidade dos gestores públicos de se adaptarem a ela. O marco desse desenvolvimento, a despeito de poucas opiniões contrárias, foi a implantação, na gestão do prefeito Arnaldo Vianna, do Fundecam – O Fundo de Desenvolvimento de Campos – uma verdadeira agencia de fomento. A partir daí, começou a diversificação econômica, com o desembarque aqui de inúmeras industrias – algumas com lastro internacional, como são os casos da Shultz e Cellofarm.

Pois bem, considerando essa realidade histórica e ainda mais pela vinda para a nossa vizinha São João da Barra, do Complexo portuário do Açu, um megainvestimento de bilhões de dólares e do consórcio de Barra do Furado, na divisa de Campos e Quissamã, propus, na Câmara Municipal de Campos, um ciclo de audiências públicas para permitir que a sociedade ouça e debata o seu futuro com profissionais das mais diferentes áreas, com conhecimento técnico e informações privilegiadas. O escolhido da vez é o diretor regional da Firjan e ex-presidente do Fundecam, Luiz Mário Concebida, para discorrer sobre os reflexos regionais do desenvolvimento.

Em qualquer parlamento do mundo, acredito, a iniciativa, seja de quem for, terá acolhida unânime. Afinal, a palavra de ordem é desenvolvimento sustentável. O que a sociedade quer e exige é progresso com proteção total do ambiente. Para minha surpresa, a minha proposta foi atacada de forma virulenta pelo vereador interino da bancada governista, Edson Batista. Segundo ele, a minha proposta visava estabelecer confronto entre gestores passados e atuais do Fundecam, o que, na sua ótica menor, poderia transformar a tribuna do legislativo num palco para exibições. O vereador votou contra e defendeu que sua bancada o acompanhasse. Felizmente pregou no deserto, falou solitariamente aos ventos. Ficou sozinho porque se apequenou. Os vereadores governistas entenderam a extensão da minha proposta e votaram a favor.

Trago o assunto à público para reforçar minha convicção da necessidade urgente de um amplo e democrático debate sobre nosso futuro. Se não nos prepararmos convenientemente vamos incorporar muito cedo os vícios dos grandes centros urbanos, entre eles, os mais nefastos, a poluição desenfreada e a violência, para não citar outros mais. Por isso é fundamental discutir que tipo de desenvolvimento defendemos para nossa cidade e região. Felizmente, temos entre nós, técnicos capacitados para apontar os melhores caminhos e o papel do Poder Político, nesse momento, é criar as condições para que o bom debate indique os melhores caminhos.

De minha parte, vou seguir em frente propondo a alta discussão, o encontro das idéias, o que, certamente, contribuirá para uma cidade melhor, mais humanizada e

próspera, mesmo que esse gesto seja mal interpretado pelos que confundem política com politicalha e não consigam enxergar além do seu umbigo.

Ilsan Viana - Vereadora


Artigo publicado na edição de 23/10/2010
No Jornal Folha da Manhã

Um comentário:

Barreto disse...

Prezada Vereadora. Muito bem lembrado pela Sra. o nome do Dr.Luiz Mario Concebida, para colocar, em audiencia pública, as questões que envolvem o Desenvolvimento Regional. Não conheço, com todo o respeito, outro, que domine a matéria em pauta quanto ele. Petroleo, logística, emprego, meio ambiente, desenvolvimento regional, pelo que sei, é um dos poucos que entendem verdadeiramente da matéria. Parabens pela indicação.