20/11/2010

A HORA É AGORA

Esta semana a Câmara Municipal de Campos, acatando um requerimento de minha autoria, realizou uma sessão especial para ouvir o diretor regional da Firjan, Luiz Mário Concebida, falar sobre Desenvolvimento da região, suas perspectivas e conseqüências. A iniciativa visa aprofundar o debate sobre o momento histórico que estamos vivendo, sobretudo, com a diversificação econômica no Município e com os adventos dos complexos portuário e industrial do Açu e Barra do Furado. Os vereadores e o público que assistiram a palestra compreenderam que não podemos mais perder tempo. O futuro bate com força à nossa porta.

Entre as importantes revelações que fez, durante sua explanação, Luiz Mário destacou a grandiosidade do investimento feito na região do Açu, advertiu para a necessidade urgente de políticas públicas na área do ensino técnico-profissionalizante, sem o que, não teremos mão de obra qualificada para assumir as vagas que estão surgindo e que ainda surgirão e da maturidade política necessária aos gestores para entenderem que o Poder Público tem um papel fundamental a cumprir nesse momento: atuar para compatibilizar desenvolvimento e qualidade de vida.

Um dado que me chamou a atenção, especialmente, foi a revelação que o COMPERJ – o complexo petroquímico que o governo federal instalou em Itaboraí – usará o Porto do Açu para receber matéria prima e escoar sua produção. Nesse sentido, uma ferrovia será construída para atender, exclusivamente, essa demanda. Imediatamente lembrei que, na fase de definição do local para sediar o empreendimento, a nossa região estava cotada e reunia as melhores condições técnicas e sociais.

Não custa rememorar que, naquela ocasião, o que faltou foi habilidade política. A então governadora liderou uma campanha beligerante que, longe de estabelecer os meios para o entendimento e a negociação, primava pelo enfrentamento e buscava a indicação pela força. O resultado é conhecido. O governo federal optou, naquele momento, pela região de Itaboraí. A política menor que prefere o confronto ao diálogo, revelou-se inócua e o preço acabou sendo pago pela população.

À despeito dessa grande perda, não podemos ficar chorando sobre o que já passou. A hora é de planejar o que está por vir. Campos, São João da Barra e Quissamã têm pela frente um enorme desafio e é nessa hora que o Poder Político tem que demonstrar preparo e conhecimento. Os investimentos desordenados acabam por gerar muito mais prejuízo do que conquistas. O papel dos governos, nesse momento, em todos os níveis, é cuidar para que as riquezas que serão geradas aqui sejam aplicadas na garantia de mais conforto e bem estar social da população.

Nesse sentido, espero contribuir com meu mandato de vereadora, criando os espaços da discussão produtiva sobre o nosso desenvolvimento e elaborando leis que resguardem os direitos do nosso povo.

Ilsan Viana - Vereadora

Artigo publicado na edição de 20/11/2010
no jornal Folha da Manhã

Nenhum comentário: