21/01/2011

Prefeitura não confirma contratação de todos os aprovados

por Bernardino Robinson de Senna
no blog dos Aprovados no Concurso do PSF
aqui


O Secretário de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Fábio Ribeiro,, em entrevista veiculada no RJ TV 1a. Edição desta quinta (21/01/2011), não garantiu que vai haver mais contratações e que isso está dependendo da abertura de novas unidades do Programa. "Em primeiro lugar o interesse público, da coletividade, a gente não pode onerar o Município se não pode onerar o município se não tiver necessidade daquele núcleo."

Na nossa opinião, se for considerado o interesse público, todos os aprovados serão convocados imediatamente, tendo em vista o caos que se encontra a Saúde do Município e os evidentes benefícios do Programa de Saúde da Família, já amplamente demonstrado em todas as localidades onde foi implantado. Além disso, é o modelo de Assistência à Saúde indicado pelo Ministério da Saúde. Mudar o modelo de Assistência hoje existente é a única solução para os problemas de saúde.

O Programa de Saúde da Família tem hoje o caráter substitutivo de reorientação do modelo assistencial, a partir da atenção básica, em conformidade com os Princípios dos Sistema Único de Saúde, que preconiza a substituição do modelo atual (tecnicista e hospitalocêntrico) que não atende mais à emergência das mudanças do mundo moderno e conseqüentemente à saúde das pessoas. Assim, o PSF se apresenta como uma nova maneira de trabalhar a saúde, tendo a família como centro de atenção e não somente o indivíduo doente, introduzindo nova visão no processo de intervenção em saúde na medida em que não espera a população chegar para ser atendida, pois age preventivamente sobre ela a partir de um novo modelo de atenção.

Nenhum comentário: