23/02/2011

79 anos do voto feminino no Brasil

O COMDIM-CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER,CONVIDA PARA QUE NO DIA 24 DE FEVEREIRO,ÁS 14 HORAS VENHA CONOSCO COMEMORAR OS 79 ANOS DE CONQUISTA DO VOTO FEMININO NO BRASIL,NA ACIC,SITUADA NO NINHO DAS ÁGUIAS,DÉCIMO SEXTO ANDAR,CENTRO,ENTRADA EM FRENTE A BANCA DE JORNAL DO COLISEU,CAMPOS DOS GOYTACAZES,RJ.HAVERÁ APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS ALUSIVOS Á DATA E SORTEIO DE BRINDES.


CONTANDO COM A VOSSA PRESENÇA E PUBLICIZAÇÃO DESTA AÇÃO,SAUDAÇÔES LILASES E EMANCIPACIONISTAS,


Margarida Estela Mendes do Nascimento-Presidenta do COMDIM-Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-Campos dos Goytacazes-



Faz só 79 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães --de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.

Nenhum comentário: