31/03/2011

É preciso apurar !

 Ontem  reproduzi  no plenário da Câmara Municipal, o áudio de um depoimento da médica pediatra da rede de Campos, Carmem Lucia de Sá. Entre outras denúncias, ela  destaca que pediatras, em falta no exercício da profissão, encontram-se à disposição de “políticos” e afirma que a triagem de pacientes do Ferreira Machado é feita por uma enfermeira.

DEGRAVAÇÃO DO DEPOIMENTO DA MÉDICA PEDIATRA DO MUNICÍPIO, CARMEM LUCIA SÁ:

O dia foi extremamente tumultuado, um total de 150 na espera, com 3 pediatras atendendo o tempo todo sem descansar 1 segundo e a sala amarela cheia, com pacientes de ontem que não conseguiram internação em nenhum hospital da rede municipal.
O que que nós estamos recebendo pacientes de Travessão que disse estar sem pediatra, do Samdu de Guarús que está sem pediatras, pacientes do HGG que disse que está sem pediatra e não é verdade isso. O Hospital Ferreira Machado não atende crianças, só se entrar de ambulância, com 4 pediatras de plantão, cujo atendimento máximo, em média, é de 10 pacientes por médico por 24 horas. Eu trabalho lá há mais de 16 anos e conheço toda a história do Ferreira Machado. Conclusão: a Prefeitura Municipal de Campos não está fornecendo atendimento adequado à população (inaudível) A rede está com dificuldade de contratar pediatras sim, pediatras está valendo ouro, peso de ouro, tem que pagar mais para o pediatra fazer mais plantão e selecionar mais os pediatras, além disso, eles têm que obrigar esses lugares a ter mais pediatras, tem muitos pediatras que eu conheço que estão à disposição da política, ou seja, estão ganhando sem trabalhar, então isso é público e notório, totalmente identificado, todo mundo sabe e o que nós estamos recebendo? Uma agressividade, mil ameaças porque a gente não consegue atender mais rápido e dar o atendimento decente e os pediatras onde estão?
Quando que a Prefeitura vai resolver este problema? Entendeu?
Então este é um problema muito sério. O secretário de Saúde tem que estar sabendo disso, tem que botar esse pessoal para trabalhar. Eu estou exausta, cansada. Eu trabalho no HGG e nunca vi isso em lugar nenhum. Eu trabalho no Ferreira Machado, mas trabalho em UTI e sei que o Pronto Socorro está terrível. Já falei com a direção, pedi estatística de atendimento e é praticamente menos de 10 pacientes por dia por cada pediatra. Uma vergonha. Eles ficam maltratando os usuários, dizendo que tem casos de meningite, não têm, dizendo que se entrar vai pegar (inaudível), vai morrer, fazendo terrorismo com a população para nem chegar lá. Porque eles estão fazendo esquema: são 4 pediatras só 24 horas, divide 24 por 4 dá 6 horas para cada 1. 6 horas trabalhando e 18 horas em casa e o diretor do Ferreira Machado está ciente disso porque comuniquei isso e nada foi mudado, nada foi mudado. O Ferreira Machado está difamado, está vergonhoso o Ferreira Machado, tirando a UTI pediátrica nada mais funciona direito e ninguém consegue botar para funcionar.
A gente ta sentindo uma rixa muito grande com o governo do Estado. Eles conseguiram 4 pediatras de plantão (inaudível) mas só temos 3 consultórios para fazer o rodízio de atendimentos. Nós não estamos negando a entrada, nós não podemos negar o atendimento. Agora no ferreira Machado quem está fazendo a triagem é uma enfermeira. Teve um dia que eu saí de madrugada para levar um paciente com meningite, tive que meter o pé na porta e entrar para pedir uma vaga na (inaudível). Já tinha conseguido porque a enfermeira bloqueou a entrada da criança 3 vezes, na 4ª não bloqueou porque eu fui checar na UTI e ainda fui maltratada pelo porteiro que me disse que o diretor iria me punir por eu ter entrado com uma criança com meningite e não avisar nada a ele que estava sem máscara e eu estava sem máscara, entendeu?
É muito interessante isso porque nessa hora você só pensa em salvar a criança e não usar todos os critérios. E o porteiro que estava fazendo a triagem, a enfermeira que deve estar com algum salário diferenciado, alguma coisa que não pode ser feita, um trabalho que só pode ser feito por médico, entenderam?
Triagem em Medicina só pode ser feita por médico. Já trabalhei com isso no Rio, altamente (inaudível) e funcionava tudo muito bem!
Em Campos não está funcionando muito bem porque não tem profissionais, os profissionais que deveriam estar hoje na UTI pediátrica, nem hoje, nem na semana passada, nem nunca. Tem alguma coisa errada no sistema. Onde estão os pediatras? Estão tudo à disposição dos políticos , entenderam?
Não falta pediatras não, tem é que acabar com o cambalacho!

A questão é séria é deve ser apurada com rigor!

Nenhum comentário: