02/04/2011

TUDO MUITO GRAVE

Na sessão ordinária da Câmara Municipal, na última quarta feira, 30 de março, reproduzi, em plenário, o áudio de uma entrevista com a médica pediatra da rede de Saúde pública de Campos, Carmem Lúcia Sá. Durante o seu depoimento, ela elenca uma série de fatos graves verificados nos hospitais públicos Ferreira Machado e Hospital Geral de Guarús. E o mais preocupante é que os problemas crônicos são visíveis no atendimento pediátrico. Esses dados denunciados pela doutora Carmem não figuram nas estatísticas divulgadas pela propaganda oficial, segundo a qual os campistas vivem no melhor dos mundos, na Saúde plena, onde as marcações de consultas são feitas sem o menor sacrifício e onde não há grandes mazelas.

Pois bem, este espaço é pequeno para que eu possa listar todos os problemas estruturais, gerenciais da Saúde levantados por uma profissional que tem, reconhecidamente, larga experiência profissional e dedicação absoluta a Medicina. Portanto, não se trata do testemunho de alguém que vê a Saúde pública de dentro de um gabinete com ar refrigerado ou de alguém que enxerga no atendimento médico, apenas e tão somente, um filão eleitoral. Trata-se, na verdade, de uma médica dedicada, plenamente, consciente de seu papel social.

Não dá para enumerar aqui, como disse, os descalabros listados pela doutora Carmem, mas vou exemplificar, pelo menos, dois casos. Onde estão os pediatras da rede municipal? Será que, realmente, o quadro destes profissionais está deficitário, ou tem médicos à disposição de alguém? Outro fato intrigante, por quê o atendimento pediátrico no Hospital ferreira Machado tem a sua triagem regulada por outros profissionais não médicos? No mínimo, a administração municipal precisa responder a estes questionamentos que não são, exclusivamente, meus, mas de uma médica da rede que conhece o sistema muito melhor do que todos nós.

Pois bem, depois que reproduzi este áudio no plenário da Câmara, a bancada do governo discutiu a necessidade de convidar a doutora Carmem para que ela vá prestar maiores esclarecimentos ao Legislativo. Acho que, além da doutora Carmem, a bancada deveria abrir espaço para outros médicos e demais profissionais da Saúde que têm muitas outras denúncias a formular. Caso a doutora Carmem aceite o convite, quando ele for feito, nós demais vereadores da Oposição vamos acompanhar a sessão com toda a atenção e não vamos permitir que haja qualquer tipo ou tentativa de intimidação da convidada. Ela, se aceitar o convite, terá toda a tranqüilidade para detalhar as graves denúncias que, hoje, são de conhecimento público.


Ilsan Viana – Vereadora PDT

Artigo publicado no jornal
Folha  da Manhã

Nenhum comentário: