07/05/2011

10 anos Arquivo Púiblico Municipal

Participar desta cerimônia que marca os 10 anos do Arquivo Público Municipal Waldir de Carvalho é muito especial para mim. Primeiro porque foi na gestão do então prefeito Arnaldo Vianna que esta instituição fundamental à memória da sociedade foi instalada nesta construção jesuítica, que é uma das mais imponentes da região. Um Arquivo Público é a salvaguarda de nossa história e este aqui é o terceiro do Estado do Rio de Janeiro, atrás, apenas do Arquivo do Estado e do Município do Rio de Janeiro. Como se vê, é um feito de um povo pioneiro.
Também é muito especial para mim porque tive a honra, através de meu mandato de vereadora, de dar ao Arquivo o nome de um memorialista admirável, um escrito refinado, que dedicou sua vida e sua obra no resgate da história desta Planície, professor Waldir de Carvalho. Acho que esta iniciativa vem fazer justiça a um talento de nossa terra. Chamar o Arquivo Público de Campos de Arquivo Público Waldir de Carvalho é deixar claro que cultuamos a nossa memória que é nosso patrimônio cultural e histórico da mesma maneira que reconhecemos o valor inestimável dos que fizeram e contaram a nossa história. São obras que se completam.
Também é muito caro a mim perceber que o Arquivo que foi criado há 10 anos atrás está avançando em direção ao futuro e cada vez buscando servir de fonte de consulta a historiadores, estudantes e à população em geral. Lembro que no projeto original do prédio constava uma área de hotelaria para atender a pesquisadores de fora e imagino que, pela grandeza de seu acervo, haveremos de chegar ao ponto em que o nosso Arquivo terá este e muitos outros meios.
Por fim, quero agradecer a todos que foram responsáveis pela edificação do Arquivo, como centro de preservação de nossa memória, não vou citar nomes para não cometer injustiças, mas a todos indistintamente – cada um na sua função indispensável. E também me colocar a disposição desta instituição, como vereadora, para que ela seja cada vez maior.

O Arquivo Publico Waldir de Carvalho é o guardião de nosso maior tesouro: nossa história inigualável.



Obrigada!

Nenhum comentário: