07/05/2011

1 ANO JUNTOS

Hoje comemoro 1 ano neste espaço democrático da Folha da Manhã, onde, semanalmente, discuto idéias, presto contas de meu mandato de vereadora e contribuo, modestamente, para a construção de uma sociedade melhor. Definitivamente, vivemos a era da comunicação ágil e inclusiva. O surgimento das novas mídias e das redes sociais confirmou a tese do filósofo e educador canadense, Marshall MacLuhan, segundo a qual, o mundo é “uma aldeia global”. A informação compartilhada permite ao cidadão uma visão cada vez mais lúcida. Foi-se o tempo em que a notícia e sua versão eram exclusividades de pequenos grupos de Poder que as usavam segundo seus interesses. Agora não, a informação está muito mais democratizada.
Nesse tempo em que aqui estou, procurei debater de forma honesta sobre os problemas que nos afligem diretamente. Estiveram no centro de minhas preocupações a qualidade de vida da população e seu desenvolvimento. É por esta causa que luto. Sou uma ativista da batalha permanente por uma sociedade mais justa. E esta trincheira de informação foi muito útil nesse sentido.
Todos sabem que a correlação de forças na Câmara Municipal de Campos é muito desigual. O grupo da base governista é amplamente majoritário e se movimenta de acordo com as ordens que recebe do Executivo. Não foram poucas as vezes em que tive requerimentos de informação de minha autoria rejeitados por razões partidárias e até mesmo fui vencida em propostas que atendem ao estrito interesse do povo, como foi o caso da Audiência Pública da Saúde que propus e foi negada pela maioria oficial. Mas, como sabiamente, disse o sociólogo, pensador e senador da República, Darcy Ribeiro, não gostaria de estar no lugar dos que me venceram.
Não foram poucas as vezes em que usei este artigo com a mesma postura que uso a tribuna da Câmara. Daqui também procuro alertar a população e defendê-la quando seus sagrados direitos não são respeitados pelos governantes de plantão. Cobrei a entrega das casas prometidas em campanha eleitoral e não cumpridas, denunciei as mazelas de uma Saúde que se anuncia Plena, mas que está muito longe de fazer jus a este título, enfim, ampliei a minha voz de defesa dos interesses da sociedade com a força desta mídia impressa.
Assim como chegamos até aqui, espero poder continuar contando com sua leitura, mas, sobretudo, com sua crítica sempre construtiva e com sua sugestão.

Ilsan Viana - Vereadora

Artigo publicado hoje no Jornal Folha da Manhã

Nenhum comentário: