18/05/2011

18 de maio: Vamos combater o Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças!

Esta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças. A bandeira vem sendo levantada não apenas pelo poder público, mas também pela sociedade civil organizada.Uma prova disso foi aprovação do Estatuto da Criança e Adolescente, que visa ampará-los.

A data foi escolhida para lembrar um cirme hediondo, que chocou todo o país e terminou impune: o brutal estupro e assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, morta há mais de 30 anos em Vitória, no Espírito Santo. Os suspeitos do assassinato nunca receberam punição.
Para marcar o dia da luta contra esse crime e também prevenir as famílias,um grande evento será realizado na esplanada dos Ministérios, em Brasília. Mais de mil crianças são esperadas para o evento, que vai ter oficinas artísticas e brincadeiras.
Para os adultos, a programação é bem séria. O SupremoTribunal Federal vai promover um encontro para debater as experiências dos depoimentos de crianças e adoslecentes nos casos de abuso. Também é previsto o lançamento da matriz de um plano nacional de enfrentamento à violência infantil. O tradicional Prêmio Neide Castanha será entregue às pessoas e entidades que contribuíram na defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Amanhã, a Câmara dos Deputados irá discutir experiências de legislação contra castigos corporais, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Embaixada da Suécia, a organização "Save the Children" e a Comissão de Direitos Humanos da Casa.
Acho que as pessoas sabem o que acontece, mas precisam de orientação. As crianças tem que receber em casa nada além de carinho. Temos que acabar com essa situação da criança que sai cedo de casa para vender o corpo para sobreviver e 70% das que vivem, hoje, nas ruas sofrem violência dentro de casa. O mal deve ser cortado pela raiz. Vamos a luta!















Nenhum comentário: