23/05/2011

Inscrições para a FAETEC oferece 3.406 vagas em cursos técnico e superior

Quem procura oportunidade de fazer uma especialização técnica de nível médio ou ensino superior em alguma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, já pode se inscrever para o processo seletivo 2011.2. São 2.606 vagas em cursos técnicos - sendo 2.476 vagas no técnico subsequente (para quem já terminou o Ensino Médio), 50 para o técnico de Comércio com concomitância externa e 80 de especialização em Enfermagem do Trabalho - e 800 vagas para o ensino superior, em cursos dos Institutos Superiores de Tecnologia e de Educação.
As inscrições começam nesta segunda-feira (23/05) e ficam abertas até 17 de junho. Os interessados podem se inscrever pela internet, por intermédio do site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) ou da Fundação Dom Cintra (www.domcintra.org.br), responsável pelo concurso, que traz também outras informações sobre a seleção.
Os candidatos às vagas do ensino médio, de especialização de nível técnico e do ensino superior deverão, além de preencher o formulário, imprimir o boleto bancário e, em seguida, pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 38 na rede bancária, o que automaticamente confirmará a inscrição. O período para solicitar isenção para pagamento da taxa de inscrição vai desta segunda (23/05) a quinta-feira (26/05).
Nos cursos técnicos, 5% das vagas são destinadas a pessoas portadoras de deficiência. O período para a entrega do laudo médico é o mesmo do da inscrição, de 23/05 a 17/06. Já para os cursos dos Institutos Superiores de Tecnologia e de Educação, 45% das vagas são reservadas para os candidatos comprovadamente carentes, de acordo com a Lei nº 5346/08. O período para a pré-inscrição no sistema de cotas vai de 23 a 26 de maio. Os alunos cotistas receberão uma bolsa-auxílio durante o curso.

SISTEMA DE COTAS
Serão reservadas 45% das vagas aos candidatos inscritos nos cursos de nível superior, comprovadamente carentes, assim definidos na Lei nº 5346/08, respectivamente:
- 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino que tenham cursado integralmente todas as séries/anos de escolaridade do 2º segmento/ciclo/série do ensino fundamental e do ensino médio em escolas públicas de todo território nacional;
- 20% para estudantes negros e indígenas;
- 5% para pessoas com deficiência que atendam às determinações da Lei Federal nº 7853/89 e o Decreto nº 3298/99, para filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

CALENDÁRIOS PARA AS VAGAS NOS CURSOS TÉCNICOS
Inscrições - 23/5 a 17 de junho
Pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição e pré-inscrição no sistema de cotas - 23/5 a 26/5
Último dia para postagem do requerimento de isenção e documentação comprobatória - 27/5
Resultado do pedido de isenção de pagamento - 10/6
Divulgação da verificação do laudo médico - 20/6
Divulgação dos locais das provas - 5/7
Provas objetivas e redação - 10/7
Divulgação da classificação final e lista de espera - 20/7
Matrícula - 25/7 a 29/7

CALENDÁRIOS PARA AS VAGAS NOS CURSOS SUPERIORES
Inscrições - 23/5 a 17 de junho
Pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição e pré-inscrição no sistema de cotas - 23/5 a 26/5
Último dia para postagem do requerimento de isenção, de pré-inscrição no sistema de cotas e documentação comprobatória - 27/5
Resultado do pedido de isenção de pagamento e da pré-inscrição no sistema de cotas - 10/6
Divulgação dos locais das provas - 5/7
Provas objetivas e redação - 10/7
Divulgação da classificação final e lista de espera - 2/8
Matrícula - 3/8 a 5/8

As pessoas que têm dificuldade de acessar a internet e querem participar do concurso podem procurar atendimento nos polos do programa Faetec Digital. São 25 endereços com monitores habilitados para orientar na inscrição do concurso. Os monitores vão auxiliar no preenchimento do formulário e, se necessário, na emissão do boleto bancário. Os polos da Faetec Digital atendem gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Nenhum comentário: