24/05/2011

Morre aos 97 anos o líder negro Abdias do Nascimento

Todos estamos muito tristes com a morte do ativista do Movimento Negro Abdias do Nascimento, 97 anos.” Foi um grande lider do movimento negro do PDT, grande amigo do Brizola, Darci Ribeiro e meu. Tenho muito orgulho de, quando vereador ter prestado uma homenagem a ele na Câmara Municipal de Campos” declarou o Presidente Regional do PDT, Arnaldo Vianna. Abdias morreu na noite de ontem, no Rio de Janeiro.
Ex-deputado, secretário estadual e senador, Abdias foi também pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta e ator. Ele estava internado desde 15 de abril no Hospital do Servidor do Rio de Janeiro e morreu de insuficiência cardíaca, segundo a assessoria de imprensa do hospital.De acordo com Ivanir dos Santos, conselheiro do Ceap (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas) e amigo pessoal de Abdias, o ativista foi internado por complicações de diabetes.
Sua defesa dos direitos humanos dos afrodescendentes lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2010. Em março deste ano, ele esteve entre as lideranças negras convidadas para o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Abdias afirmou : "a visita do Obama é importantíssima para aprofundar as relações entre o Brasil e os EUA. O fato deles terem eleito um presidente negro é uma lição para o Brasil". Foi dele a sugestão de instituir, em São Paulo, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro desde 2006.

Nós precisamos rever e intensificar as políticas públicas dos negros na nossa cidade. O movimento Negro foi muito prestigiado no governo do então prefeito Arnaldo Vianna e acaba de ser aprovado na Câmara o Projeto de Lei Serviço SOS Cidadania contra as discriminações de qualquer natureza", que colabora com entidades públicas e/ou particulares na eliminação de ações discriminatórias.

Um comentário:

blog do Carlinhos do Farol disse...

Meus Parabéns, pelo reconhecimento ao grande lider Abdias Nascimento. O mesmo foi um grande lutador, junto de Leonel de Moura Brizola, Darcy Ribeiro e tantos outros Baluartes (como dizia:Brizola)dentro do PDT. Aproveitando esta oportunidade, acredito que a Direção Nacional e Estadual do PDT, em respeito a memória destes Líderes, jamais entregaria o comando do Partido no Município de Campos dos Goytacazes,Berço dos grandes movimentos Trabalhistas, a um grupo ou pessoa que um dia usou esta legenda com trampolim para alcançar os seus sonhos de poder, e em seguida descartou este Partido Histórico, como se descarta um copo descartável. O PDT foi criado com sonhos, ideologias e acima de td em defesa do povo Trabalhador e humilde de nosso País. Portanto, não podemos esquecer do trecho da música de Beth Carvalho, cantado no Velório do inesquecível Brizola: Vc pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão... Um abraço.