05/06/2011

Dilma e Cabral batizam plataforma que vai operar na Bacia de Campos

O governador Sérgio Cabral e a presidente da república Dilma Rousseff participaram, nesta sexta-feira, da cerimônia de batismo da plataforma P-56, no Estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis. A nova plataforma vai operar no Módulo 3 de desenvolvimento do Campo de Marlim Sul, localizado na Bacia de Campos e é considerada um marco para a Indústria Naval brasileira ao reafirmar a capacidade do país de construir plataformas de grande porte em seu território.
A unidade tem capacidade para processar 100 mil barris de petróleo e comprimir seis milhões de m³ de gás por dia. Totalmente montada no Brasil, a plataforma é idêntica à P-51, a P-56 e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em discurso, a presidenta Dilma Rousseff agradeceu a presença dos trabalhadores do setor, lembrando que a festa de batismo de mais uma plataforma comemora uma série de avanços que incluem, em primeiro lugar, a parceria estabelecida entre o Governo Federal e o Governo Estadual.
— Comemoramos hoje a parceria do Governo Federal com o governo do Rio, aqui representado pelo governador Sergio Cabral. Comemoramos também uma parceria com empresários brasileiros, também comemoramos a parceria com a BrasFELS. Acrescento ainda que nós comemoramos uma grande parceria com todos os prefeitos do Brasil. A plataforma é feita 100 % no Brasil. Foram mãos brasileiras que construíram esta plataforma. Quero cumprimentar também a Petrobras e os trabalhadores da Petrobras. Quero registrar o nosso compromisso de fazer com que o Brasil possa construir. Temos capacidade, condições, nós provamos isso e vamos fazer mais — destacou.
Ao falar para os presentes, Sérgio Cabral enalteceu o trabalho da presidenta e da Petrobras lembrando que mais empregos serão gerados a partir do fortalecimento da Indústria Naval Brasileira. “Teremos mais sondas, mais navios, mais plataformas. Viva o Brasil, Viva o Rio”, disse o governador.
Foram gastos US$ 1,5 bilhão Para construir a plataforma. A obra gerou quatro mil empregos diretos e 12 mil indiretos. A nova unidade ficará ancorada em local com profundidade de 1.670 metros e estará interligada a 21 poços, dos quais 10 serão produtores de petróleo e 11 injetores de água. A P-56 passará pela etapa de testes e ajustes finais na Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis, sendo rebocada posteriormente até a Bacia de Campos para ancoragem e interligação de poços.
O contrato de construção da plataforma foi assinado em outubro de 2007 entre a Petrobras e o FSTP e o início da produção no Campo de Marlim Sul está previsto para agosto deste ano.

Fonte: Jornal Folha da Manhã



Nenhum comentário: