15/08/2011

AS MAZELAS DA SAÚDE PÚBLICA

Quando assumi meu mandato de vereadora, na Câmara de Campos, logo nos primeiros meses, propus, através de requerimento em plenário, a realização de uma Audiência Pública da Saúde, com o claro objetivo de promover um amplo diagnóstico da situação e, ao final, propor alternativas capazes de aprimorar o sistema. Para tanto, convidaríamos todos os profissionais da área, indistintamente: médicos, enfermeiros, diretores das unidades hospitalares públicas, conveniadas e privadas e demais agentes de Saúde.


Naquela ocasião, o governo municipal, do alto de sua arrogância, instruiu a bancada oficial a votar contra meu requerimento, com o argumento falacioso que, imediatamente, realizaria uma Conferência Municipal da Saúde, que na sua visão, seria mais ampla e produziria mais efeitos. Na verdade, tratou-se de um ardil. A verdadeira intenção era evitar o debate democrático, impedir que os profissionais do setor, aqueles que convivem com a ponta do sistema, onde é feito o atendimento à população, pudessem revelar as mazelas da política pública de Saúde de Campos.

Pois bem, os reflexos dessa ação de governo, na Saúde, estão evidentes, aos olhos de todos. Não há mais como esconder. Os hospitais conveniados acumulam quase 5 meses sem receber repasses, que só começaram a ser pagos, em conta-gotas, porque houve denúncia na imprensa e suspensão de atendimentos, como foram os casos do Hospital Psiquiátrico João Viana e Plantadores de Cana. O caos na Saúde pública de Campos é uma realidade e a vítima principal é a sociedade.

Não adianta mais tentar escamotear a verdade com a propaganda oficial. A população já percebeu que entre o atendimento que a publicidade mostra e o que existe de fato, há um abismo. Ainda esta semana, o Sindicato dos Médicos de Campos publicou um manifesto que revela as deficiências da rede, sem contar que o piso salarial da categoria é quase a metade do que é praticado no vizinho município de São João da Barra. De minha parte, continuarei a lutar por uma Saúde Publica de qualidade. É o que desejo à população de minha cidade.



Ilsan Viana – vereadora PDT 13/08/2011

Nenhum comentário: