15/08/2011

SALVE O SANTÍSSIMO SALVADOR! artigo publicado na Folha da Manhã- sábado- dia 06 de agosto de 2011




















Hoje, 6, é dia de louvor ao Padroeiro de Campos dos Goytacazes, o Santíssimo Salvador. Esta é a 359ª edição da comemoração, o que coloca a nossa festa entre as mais antigas do País. Em verdade os festejos do Santíssimo antecedem até mesmo a fundação da Vila de São Salvador dos Campos, em 1677. Como se vê a carga histórica dessa comemoração é fantástica, o que por si só, já justificaria a criação de um Memorial que reunisse dados e material da louvação religiosa como da Festa profana desde seus primeiros anos.




















 A escolha do Santíssimo Salvador como Padroeiro é assunto de um longo e inconclusivo debate, que divide opiniões da própria Igreja. Uma corrente de historiadores atribui a indicação do Santíssimo como uma homenagem ao representante da Coroa, na antiga Capitania, Salvador Corrêa de Sá & Benevides; outra corrente, no entanto, defende que a data, 6 de agosto, é usada pela Igreja para marcar a Transfiguração do Corpo de Cristo Salvador, comemorada na Europa desde o século XIII e que por isso passou também a ser festejada aqui.




















Debates à parte, a Festa tem uma tradição de três séculos e meio e é uma ocasião em que campistas que vivem aqui e mesmo os que tiveram que deixar sua terra aproveitam para exercitar o maior sentido da comemoração, depois da reverência ao Santíssimo Salvador, confraternizarem-se na praça rodeada de barraquinhas ou na regata na beira do Paraíba, que nos últimos anos, com esforço da Liga Náutica de Campos e da Associação Rema Campos foi resgatada.





















Aproveito esta data especial para manifestar meu orgulho de estar representando esse povo hospitaleiro e vanguardista na Câmara Municipal de Campos, como vereadora. Sei das imensas responsabilidades que recebi junto com os votos que me elegeram e faço por onde corresponder e retribuir tamanha e honrosa confiança. Que o Santíssimo Salvador continue a nos abençoar e dirigir nossas ações na direção de um Município mais justo e mais democrático para todos.


lsan Viana – vereadora PDT  06/08/2011

Nenhum comentário: