16/10/2011

Aos mestres, com carinho

Hoje, 15 de outubro, é o Dia do Professor. E como não poderia ser diferente, dedico este artigo aos mestres que tratam a educação como um processo social que interfere diretamente no desenvolvimento de um povo. A Educação não é a preparação para a vida, é a própria vida. Em nosso país, um dos grandes defensores dos professores foi Darcy Ribeiro. Ele nos mostrava que educar é construir, é libertar o homem do determinismo e fazer com que ele passe a reconhecer o seu papel na história. A verdadeira educação é feita através de um diálogo entre alunos e professores, pois só assim pode-se estabelecer a verdadeira comunicação  da aprendizagem entre seres constituídos de almas, desejos e sentimentos.
Um fato triste é que ainda temos no Brasil um sistema educacional elitista e desonesto, que promove a exclusão das crianças de classes populares. Por isso, durante o tempo em que participamos do governo municipal, fizemos de tudo para oferecer uma estrutura de primeira aos alunos, com uniformes, merenda, lazer, cultura e acesso ao que há de mais moderno na área da informática. Fomos além de nossa obrigação, que é até a 8ª série e cuidamos dos alunos que estavam no ensino médio. Além disso, criamos o programa que concede bolsas de estudo, possibilitando o acesso dos alunos mais carentes à Universidade. Os professores também participavam ativamente desta transformação, pois sabemos que é impossível ensinar sem motivação. Nosso governo investiu em capacitação e sempre atuamos em parceria com os professores.

Outra realização que muito nos orgulha foi a volta da Bienal do Livro, durante o governo Arnaldo Vianna, com a participação de mestres como Ferreira Gullar, Moacyr Scliar, entre outros. Durante a Bienal, realizamos excursões com alunos da rede municipal, que podiam adquirir livros através de um vale concedido pela Prefeitura. Hoje, com investimentos de grande porte na região, como o Porto do Açu e o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado, que necessitam de profissionais capacitados, pouco se fala sobre o investimento nos professores, que são o inicio de todo o processo de desenvolvimento.

Concordo plenamente com o escritor Rubem Alves, homem de grande sensibilidade, quando ele diz que o nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso, os professores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor, interpretando sonhos. 

Ilsan Viana — Vereadora

Artigo publicado no sábado (15) pela Folha da Manhã

Nenhum comentário: