02/06/2012

Apesar de você


Faltando cerca de quatro meses para a eleição já começam a ficar nítidas as estratégias dos grupos políticos. Em Campos, o grupo da atual prefeita, talvez pelo fato de não ter o que apresentar, prefere especular sobre quem pode e quem não pode se candidatar. Atuando como denunciante e juiz, o marido da prefeita se acha no direito de julgar e condenar quem não reza a sua cartilha. Assim como nas outras eleições, boatos sobre o ex-prefeito Arnaldo Vianna são espalhados. Segundo informa o TSE, Arnaldo está elegível e pode ser candidato à Prefeitura. Esse fato deixa os aliados da prefeita desesperados. Por isso, tentam plantar notícias e espalhar fofocas. Se afirmam estar tão fortes nas pesquisas, por que Arnaldo provoca todo esse temor? Se a prefeita tem uma aprovação excelente, por que está fugindo de um debate sério com uma comparação entre o período de Arnaldo, (cerca de R$ 2 bilhões em seis anos), e o atual governo (cerca de R$ 8 bilhões em quatro anos)? E o que estamos vendo em nossa cidade? Faltam remédios e itens básicos nos Postos de Saúde, médicos estão insatisfeitos, professores desmotivados, Educação com péssimos resultados e servidores desrespeitados e revoltados com o reajuste de 5,1%.
Esse grupo político parece repetir estratégias arcaicas que já foram utilizadas por ditadores em várias partes do mundo. O uso de informações falseadas é conhecido nas artes militares desde que o mundo é mundo. “A arte da guerra consiste substancialmente de engodo”, dizia Sun-Tzu no século V a. C. Esta aposta no engodo foi adaptada por criaturas que tentam enganar a opinião pública. Passando por cima de um entendimento do TSE, que considera Arnaldo elegível, eles afirmam que o ex-prefeito não pode ser candidato. Repetem isso nos blogs, sites e nos mesmos veículos que constam no processo que cassou a atual prefeita por abuso de poder econômico na eleição de 2008. Para eles, é bem melhor falar sobre Arnaldo do que tentar explicar a complicada situação jurídica de uma prefeita que foi cassada duas vezes, permanece no cargo pendurada por uma liminar e aguarda o julgamento no TRE. “Será que vamos seguir os exemplos de Pinochet?”, indagou o presidente da Câmara de Campos, Nelson Nahim, ao anunciar que estava cansado dessa espécie de “Ditadura Rosa” e se referindo ao ex-presidente-ditador do Chile, conhecido pela sua incapacidade em ouvir críticas e crueldade no extermínio da oposição. Será que ainda existem Pinochets nos dias atuais?
Mas assim como na maioria dos governos liderados por criaturas desequilibradas, a população acaba ficando mais atenta e cansada de ser usada como massa de manobra. E, como diria o compositor Chico Buarque em uma de sua canção “Apesar de Você”, durante a Ditadura: “Apesar de você amanhã há de ser outro dia. Ainda pago pra ver o jardim florescer qual você não queria. Eu vou morrer de rir e esse dia há de vir antes do que você pensa”. 

Vereadora Ilsan Viana (PDT)  — Artigo publicado hoje (02) pela Folha da Manhã 


Nenhum comentário: