04/05/2010

Câmara aprova pedido de informação sobre PSF e Saúde em Casa


Conforme informei ontem , protocolei um pedido de informação sobre o Programa Saúde da Família e sobre o Programa Saúde em Casa que a Prefeitura vinha ou vem desenvolvendo através de uma Oscip. O pedido foi aceito, o próprio líder do governo na Câmara, vereador Magal recomendou a bancada de apoio ao Executivo Municipal a sua aprovação.
 É preciso esclarecer que embora ainda o chamemos de Programa Saúde da Família, atualmente, o PSF é definido com Estratégia Saúde da Família (ESF), ao invés de programa, visto que o termo programa aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e finalização. O PSF é uma estrátégia de reorganização da atenção primária e não prevê um tempo para finalizar esta reorganização.
O Programa Saúde da Família ou PSF, teve início, em 1994, como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção básica. A discussão iniciada hoje na Câmara tem que ter como foco o presente, e por objetivo encontrar soluções ,porque a população não pode ser prejudicada ainda mais.

11 comentários:

Lilian disse...

Muito bem vereadora, a senhora está dizendo e perguntando tudo o que eu gostaria de perguntar e dizer. Parabéns!

Lilian disse...

Se puder, deem uma olhadinha no Site do Ministério da Saúde no CNES (cadastro nacional de estabelecimentos de saúde). Todas as UBS de Campos(é só "clicar")sobre o nome de qualquer uma delas e depois em EQUIPES para verificar os nomes dos contratados e suas respectivas funções, inclusive os comissionados desnecessários. É um absurdo!!!!E ainda diz que não tem dinheiro para pagar o pessoal concursado? ??????? Só tem dinheiro para os contaratos né? É vergonhoso!!!

Ilsan Viana dos Santos disse...

Vou verificar. Muito obrigada pela sua participação e contribuição. Este espaço foi criado para que eu possa realmente agir norteada pelos anseios da população.

Lilian disse...

Vereadora o link é :http://cnes.datasus.gov.br/ Clique sobre o nome de qualquer UBS de Campos e depois clique sobre os PROFISSIONAIS e não equipes como eu havia dito antes, é contratado demais! É uma vergonha.
Parabéns mais uma vez, precisamos de mais pessoas como a senhora!

Unknown disse...

OBRIGADO PELO APOIO NESSA LUTA!
Acho que a população já está entendendo o que REALMENTE está acontecendo visto as justificativas postadas por nós candidatos em todos os blogs, debates etc. Existe muito interesse nisso, "eles" querem a manutenção de cabides de emprego, do "toma lá da cá"...mas isso não continuará. Nós lutamos pelo concurso, estudamos e teremos a vitória!
MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ ILSAN PELO APOIO!

Unknown disse...

Parabens Vereadora.. Vc está fazendo algo que todos os aprovados no concurso gostariam de perguntar.. E quem sofre com esta saúde precária é a população de Campos.

Unknown disse...

Parabens Vereadora! Fui aprovado no concurso e seus questionamentos são aqueles que todos nós gostariamos de fazer... Que Campos tenha no futuro ações de saúde na atenção primária qualificadas e que nos sejamos protagonistas deste fato..

Unknown disse...

O que a senhora escreveu nesse último tópico do blog reproduz exatamente o que é a ESF e contradiz TODAS as barbáries que alguns vereadores andam dizendo! Parabéns!
A população é a mais prejudicada, mas a prefeitura quer manter profissionais contratados, que não criam vinculo com a comunidade, que daqui a 1 ou 2 anos...saem e o trabalho realizado vá por "água abaixo" com a contratação de mais e de mais novos contratados, por isso que o MP e a Justiça, baseados na legislação insistem na homologação.
" ...fator que pode contribuir para o desmantelamento do PSF é de ordem política, pois, a cada 4 anos grande parte dos municípios troca seus prefeitos que, por sua vez, também trocam as equipes por outras, comprometendo, assim, todo o trabalho implementado, ou seja, a troca excessiva dos membros das equipes por motivos políticos impossibilita a estabelecimento de vínculos, o avanço das ações e a relação equipe/família/comunidade..."
Esse trecho tirei do artigo: PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA: A CONTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE ASSISTÊNCIA. AUTORES: WALISETE DE ALMEIDA GODINHO ROSA E RENATA CURI LABATE.

Marcelo Maciel disse...

Somos de Minas Gerais -eu e minha noiva - e realizamos as duas viagens necessarias, uma quando um vereador suspendeu a prova no dia da aplicação e nós estávamos hospedados em Farol de sao tomé. A outra quando a justiça autorizou o andamento. Nisso gastamos 2000 reais, tenho todos os comprovantes, e até hoje estamos na esperança, pois passamos os dois pra enfermeiro. Agora vejo uma luz que ilumina o fim do túnel e estamos caminhando juntos, pode ter certeza vereadora, e pelo visto a senhora está conquistando muito respeito com seu trabalho, o futuro de Campos inclui sua dedicação , parabéns.

Unknown disse...

Obrigada Vereadora por entrar nesta luta conosco, pois a senhora nos mostrou que justiça existe e tomou posse do que era seu: Seu lugar de vereadora!Parabéns!
Por favor continue nesta luta pois esse concurso foi autorizado pelo MP e precisa ser homologado, eu tbm passei e preciso demais ddeste emprego, só Deus sabe o quento!, Estudei muito e consegui, quero a minha vaga, lutei por ela! Peça ao Dep.Dr. Arnaldo tbm para nos ajudar em Brasilia, contamos com a garra de vcs!
Obrigada!
Rosi.

Unknown disse...

Júnior

Parabéns Vereadora, até que enfim, nós encontramos uma Política comprometida com o povo, de verdade.
No Brasil está precisando de políticos assim. Senhora Vereadora Poderia parcipar da reunião do conselho municipal de saúde na terça-feira. Para alguém que fale por nós.