24/08/2010

O DESTINO DO PSF DE CAMPOS

Há causas que movem pessoas por um período de suas vidas e há causas que movem pessoas pela vida inteira. A causa de uma Saúde pública plural e de qualidade tem sido uma obstinação para mim e, por extensão, para o meu mandato de Vereadora. Tenho, especialmente, lutado pela restauração do Programa Saúde da Família, em Campos, por considerá-lo, indispensável. Já está, devidamente, comprovado, estatisticamente, que a ausência do programa ampliou, significativamente, a demanda nos hospitais e unidades básicas de Saúde, com uma visível perda de qualidade no atendimento à população.

Não é mais razoável invocar supostos erros administrativos do passado para justificar a passividade no tratamento da questão presente do PSF. E é sempre bom lembrar que estes não ocorreram na gestão do então prefeito Arnaldo Vianna. O programa Saúde da Família, em Campos iniciado em sua primeira gestão estruturou-se como um modelo humanizado e eficiente de saúde preventiva de maior eficiência e resolutividade. Foi, incontestavelmente, responsável por milhares de atendimentos e socorros, um eficaz reforço da saúde pública municipal.

No segundo governo de Arnaldo, o PSF foi ampliado e passou a cobrir, praticamente, toda a extensão municipal. Equipes montadas com agentes de saúde familiarizados com suas respectivas regiões cruzavam a cidade, de ponta a ponta, levando à população o atendimento primário e, em muitos casos, fazendo acompanhamento de doentes crônicos



Nesse sentido, esta semana, estive com o prefeito Nelson Nahim, e tive a oportunidade de discutir o assunto de forma madura e responsável, fugindo da partidarização que, até aqui, em nada ajudou na busca da solução definitiva do problema. Importante ressaltar, que a politização exacerbada em torno do PSF, tem uma grande vítima: a sociedade, sobretudo, as camadas mais humildes, que contavam com o auxílio valioso dos profissionais do Programa.

Já apresentei algumas sugestões práticas para ajudar na restauração do PSF. Fiz isso, na tribuna da Câmara e mais uma vez nessa conversa pessoal com o prefeito Nahim. Não é possível desconsiderar, nesse período de ausência do Programa, algumas questões que são muito relevantes, entre as quais, a realização do concurso público não homologado pela prefeita da época e a postergação na divulgação do resultado do certame, mediante uma ação movida pelo suplente de vereador e atual secretário municipal de Governo, Edson Batista, o mesmo que chegou a buscar na Justiça uma liminar para impedir a realização do concurso.
 
Artigo publicado  no Jornal Folha da Manhã
Em 21/08/210

7 comentários:

Branca disse...

Cara Ilsan, vale lembrar que a ação movida por Edson Batista já foi arquivada, e o MPF determinou a publicação dos resultados, o que não ocorre, não sei porque, caracterizando claro descumprimento de uma ordem judicial.

Bernardino Robinson de Senna disse...

A Associação dos Aprovados no Concurso do PSF de Campos, Entidade recém criada, com o objetivo de atuar no sentido do cumprimento das cláusulas do Edital do Concurso do PSF, vê na plena restauração do PSF, como a Vereadora Ilsan relata brilhantemente nessa matéria, que a politização exacerbada em torno do PSF tem uma grande vítima: a sociedade, sobretudo as camadas mais humildes que contavam com o auxílio valioso dos profissionais do Programa.
A solução dos problemas da Saúde em Campos requer a volta do PSF.
Esperamos que esse impasse seja logo solucionado, e que sua atuação seja vitoriosa!

Ilsan Viana dos Santos disse...

Mas nós não desistimos fácil não é Branca. Vamos continuar lutando!
Obrigada ,Bernardino por suas palavras e parabéns pela formação da Associação .É importante a nossa união e organização.

Lilian disse...

O que dizer....Quanta mentira e quanta cara-de-pau não?!
http://www.campos.rj.gov.br/portal/exibirNoticia.php?id_noticia=3234
Abraço Ilsan e contamos com vc para nos ajudar a fazer justiça, desmacarando estas pessoas que tentam ludibriar a populção, dizendo que a falta do PSF é por conta de processo na justiça. Nunca dizem a verdade, que foi a própria justiça que pediu o concurso e sua homologação para o retorno do programa. Essa gente mente tanto que dá náuseas!

Unknown disse...

ilsan, o que está acontecendo? Onde estão as leis que necessitam ser respeitadas? Primeiro a questão do psf, agora a posse de Edson Batista...onde vamos parar? Espero que a posse do vereador seja um sinal de que a rosinha não volte mesmo...

Lilian disse...

É com alegria e cautela cara Ilsan que envio-lhe esta notícia. Os aprovados serão eternamente gratos pela sua luta incansável a favor da Justiça!
Um forte abraço!
http://www.fmanha.com.br/blogs/opinioes/?p=4248

Unknown disse...

Ilsan...não posso deixar de te agradecer por tudo que esta acontecendo..pois foi voce q iniciou e nos ajudou nessa luta! Obrigado!