18/09/2010

O RETORNO DO PSF

Recebo com um misto de alegria e esperança a mensagem do prefeito de Campos, Nelson Nahim, sobre o retorno do Programa Saúde da Família. Não tenho dúvida que a medida significa a vitória do bom senso, resultado da conjugação de forças que visam o bem coletivo, acima dos mesquinhos interesses partidários e eleitoreiros. A persistência dos concursados, sobretudo, que nunca desistiram na busca pela justiça e dos que entenderam, desde sempre, que a suspensão do programa representou, na prática, uma punição aos mais necessitados, aos atendidos pelos agentes de Saúde. Muito mais do que um merecido castigo aos que, supostamente, malversaram recursos do Programa ou que o conduziram com negligência.
Não custa lembrar que o fim do PSF, em Campos, se deu na conturbada época que precedeu as eleições de 2008. No momento em que o grupo que, hoje, ocupa o Poder Municipal, se revezava nos microfones das rádios disparando acusações de toda ordem. Naquela oportunidade, a oposição de então torcia mesmo pelo “quanto pior, melhor”. Esse grupo, certamente, comemorou a decisão judicial que pôs fim ao Programa. A sua lógica era que a decisão fragilizava o governo. Ainda que a medida penalizasse duramente milhares de campistas que vinham recebendo o tratamento dos profissionais que integravam o PSF.
É importante destacar também que o mesmo grupo político moveu todas as peças que tinha ao seu alcance para impedir a volta do Programa Saúde da Família, ao ponto de destacar um de seus integrantes, vereador na ocasião, para impetrar mandado judicial, primeiro tentando inviabilizar o concurso público, recomendado pelo próprio Judiciário e depois, para não permitir a divulgação do resultado do certame. Por fim, a prefeita afastada se recusou a homologar o concurso. Como se vê, havia uma deliberada política contra a reedição do PSF.
De minha parte, asseguro que desde que assumi a mandato de vereadora procurei estreitar contato com os concursados e encaminhei, numa audiência com prefeito Nahim, a proposta que, hoje, vejo anunciada. Essa causa me é, particularmente, cara. Além de reconhecer o PSF como a melhor solução de Saúde preventiva, pude, enquanto, gestora do governo do prefeito Arnaldo Vianna, contribuir para que o Programa ganhasse maior dimensão e, dessa forma, aumentasse sua capacidade de atendimento.
Obviamente, que não quero discutir a paternidade do retorno do PSF. Seria uma discussão menor. Tenho certeza que a volta do Programa representa a prevalência da política alta, da política solidária. Venceu o povo, que em primeira e última instâncias, é quem financia todas as ações do governo com seu imposto e tem o sagrado direito à qualidade de vida. Perdeu a política baixa, aquela que usa o povo em seu benefício pessoal, perdeu a mediocridade partidária que não mede conseqüências para chegar ao Poder. Parabéns aos concursados e a todos que contribuíram para a volta do PSF.

Ilsan Viana - Vereadora PDT
Artigo publicado no jornal Folha da Manhã 18/09/2010

6 comentários:

Unknown disse...

é com muita alegria que recebemos essa noticia após tanto tormento, e lutas, mas graças a Deus estamos caminhando para vitória, que realmente não é só nossa, mas das pessoas que realmente necessitam de atendimento e atenção a saúde! Parabéns a todos que direta ou indiretamente nós apoiaram nessa luta, Queremos muito te agradecer vereadora que sabemos o quanto se empenhou por nossa causa pedindo respostas que não lhe deram, mas hj graças ao prefeito Nelson Nahim , ao seu apoio , ao Vereador Rogério Matoso, estamos vencendo essa batalha!
Pede ter certeza que o PSF não vai decepcionar!
Um grande beijo
Rosiane

Unknown disse...

MUITO OBRIGADA ILSAN VIANA PELO APOIO E ESFORÇO DEDICADO AO RETORNO DO PSF! NÃO APENAS OS APROVADOS, MAS A POPULAÇÃO, ESPECIALMENTE A DE GUARUS, AGRADECE!

ellen manhaes disse...

Ilsan , obrigada por nos ter ajudado a conseguir essa grandiosa vitoria , é de pessoas como vc , que não tem medo dassa politicagem barata e covarde que nossa cidade precisa , Deus te abençoe sempre !!!

Bernardino Robinson de Senna disse...

Os Aprovados no Concurso do PSF de Campos reconhecem a contribuição importantíssima da Vereadora Ilsan Viana no retorno do PSF. O debate político na Câmara dos Vereadores a favor do Retorno do PSF através da continuação do Concurso Público que estava paralisado foi fundamental. Essa atuação demonstra que a Vereadora está comprometida com a qualidade do atendimento da Saúde à população e com a norma de constitucional que prevê que oingresso no serviço público se faça através de Concurso.
Parabéns à Vereadora Ilsan!

Lilian disse...

Muito obrigada Ilsan por ter estado sempre ao lado da justiça, lutando para que os direitos da população e dos aprovados fosse garantido! Sua luta não será em vão!
Abraço carinhoso e muita gratidão, sempre!

Marcelo Maciel disse...

Vereadora, eu queria discutir a paternindade - ou melhor - a maternidade do renascimento do PSF: Veio de vossa pessoa. Acompanho ha 2 anos diariamente esta luta, muitas vezes achava perdida outras nao. E em meio a calmaria, surge uma vereadora que enfrenta a bancada - ou cambada - de vereadores com indignações sobre o andamento do PSF e do concurso. E diante disto vieram muitos outros retornos, mas posso afirmar: grande parte dessa homologação se deve a você. Obrigado.