24/03/2012

VLT: Sim, é possível

Em 2008, ao contrário da atual prefeita de Campos, que prometia programas assistencialistas, o candidato do do PDT, Arnaldo Vianna, falou sobre um dos projetos incluídos em seu  plano de governo. Era o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), um meio de transporte moderno, econômico e totalmente viável para o município de Campos. Além disso, o VLT não emite poluição, pois é totalmente elétrico, silencioso e sua manutenção é simples. Porém, já demonstrando como seriam atrasados, o grupo que hoje está no governo colocou defeito, debochou e afirmou que se tratava de algo longe da nossa realidade e impossível de ser feito. Pois bem. Logo depois, em 2009, a Prefeitura de Macaé deu os primeiros passos para a colocação do projeto em prática. E agora, em 2012, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão anunciou que a meta é apostar neste tipo de transporte para todo o interior do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a nossa cidade.
O VTL está dentro das propostas do governo Sérgio Cabral para fomentar o processo de desenvolvimento econômico no interior do Estado. O vice-governador conheceu a composição do VTL de Macaé, que tem o apoio dos governos estadual e federal. Para se ter uma ideia de como é possível atuar em parceria, no ano passado o Ministério das Cidades liberou R$ 47 milhões para Macaé. De acordo com o projeto, o veículo é capaz de cruzar a cidade em menos de 30 minutos, partindo do Centro para os bairros de Imboassica, sul de Macaé, e Lagomar, localizado na parte norte, garantindo melhor mobilidade à cidade onde estão instaladas diversas indústrias de petróleo. Macaé mostrou para o grupo da prefeita de Campos que o projeto de Arnaldo não só era realizável, como também poderia melhorar e muito o trânsito em uma cidade que deve contar com um crescimento populacional nos próximos anos. No Rio, há um projeto elaborado pela Prefeitura em parceria com a iniciativa privada e faz parte do planejamento para as Olimpíadas de 2016. Ele faz parte de um projeto municipal ainda maior chamado de Porto Maravilha, que objetiva revitalizar totalmente a região em torno do Porto e próxima ao centro da cidade.
Ao contrário da atual prefeita, no governo Arnaldo Vianna sempre pensamos no futuro, atuamos em parceria e jamais deixamos de apostar em ideias inovadoras. Um bom exemplo disso foi o fato de Campos ser uma das primeiras cidades do Brasil a criar núcleos de inclusão digital. O “Navegar é Preciso” foi copiado por vários municípios, assim como a Academia Para Todos e o Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam). Hoje, com Macaé, Rio, Maceió e outros municípios apostando no VLT, constatamos que nossa cidade saiu completamente dos trilhos e perdeu o bonde da história.

Nenhum comentário: